Entrevistas

DESIGN

Daniela Lopes

Daniela Lopes é uma designer autodidata, residente na ilha Terceira, Açores. Tem um atelier de confeção aberto ao público desde 2016, STUDIO. Uma das suas ambições é atualizar o bordado tradicional açoriano criando peças que possam integrar-se na vida quotidiana das pessoas.

DESIGN

Sara Silva

Sara Silva é uma designer autodidata que iniciou em 2017 o projeto 8Straw |Handmade Design que tem como objetivo criar um design contemporâneo e sustentável de malas e chapéus, através da recuperação da técnica de entrançado do palmito de Porto Santo, que se encontra atualmente em extinção.

DESIGN

Inês Ribeiro

Inês Ribeiro é licenciada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha. Realizou uma formação em cerâmica, fotografia e serigrafia, ao abrigo do programa Erasmus na Guzel Sanatlar Facultesi em Antalya, na Turquia. Exerce atividade como artista plástica e como designer gráfica. Vive em Ponta Delgada, Açores, desde 2010.

DESIGN

Anayka Bettencourt

Nesta entrevista, Anayka Bettencourt reflete sobre o percurso da Zungueira que prossegue, em Cabo Verde o seu objetivo de criar uma linha gráfica que valorize os símbolos culturais identitários dos países africanos.

DESIGN

Nikkie Wester

In this interview, the designer reflects on the project Água Grande; a curtain ordered by DROOG.

DESIGN / Arte

Rita Rainho

Nesta entrevista, Rita Rainho fala-nos da sua atividade como designer e da sua noção de design holístico que se reflete tanto nos projetos desenvolvidos pela Oficina de Utopias – Arte, Design e Arquitetura, como no projeto Neve Insular, desenvolvido em coautoria com a designer Vanessa Monteiro, desde 2018.

DESIGN

Vanessa Monteiro

Nesta entrevista, a designer fala do percurso profissional que a levou a estabelecer-se em Mindelo, no processo criativo das suas coleções de moda, “D´Terra”, inspirada no panu di terra cabo-verdiano em 2014 e “Women Car(ry)e It All”, 2017, inspirada nas “rabidantes” – vendedeiras ambulantes. Partilha também a sua experiência enquanto colaboradora do CNAD – Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design de Cabo Verde e membro participante nas edições de 2017 e 2018 da Urdi – Feira do Artesanato e do Design de Cabo Verde.

DESIGN

Stephanie Silva

Nesta entrevista, a designer partilha a experiência do seu projeto em progresso “Fashion Matters” que procurou resgatar a profissão de costureira e empoderar as mulheres da comunidade piscatória de Salamansa, na Ilha de São Vicente, tendo sido concebido para ser posteriormente replicável nas outras ilhas com outras comunidades desfavorecidas.
DESIGN / Artesanato

The Home Project Design Studio.

Nesta entrevista, Álbio Nascimento e Kathi Stertzig partilham a sua experiência na Kutxi – Residência Criativa Artesanato + Design, em 2017, Mindelo, de colaboração e por convite do Centro Nacional de Artesanato e Design de Cabo Verde (CNAD), e na Residência Criativa em Cerâmica e Fibras Vegetais, Açores, 2019, de colaboração com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA).

artesanato

Joana Dias​

Joana Dias é natural de São Miguel, Açores, e licenciou-se em Design de Equipamento na Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

artesanato

João Paulo Pereira

João Paulo Pereira, da Casa dos Bordados dos Açores João Pereira & Filhos, Lda., reflete sobre o papel que os bordados desempenharam na condição da mulher açoriana, na atividade da empresa e na situação dos bordados na atualidade.
artesanato

Lurdes Lindo

Nesta entrevista, a tecelã conta como iniciou a atividade, refletindo sobre o seu papel na condição da mulher nos Açores e sobre a situação atual desta atividade no contexto da globalização.
artesanato

João Fortes

O mestre artesão João Fortes formou-se no Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD) de Cabo Verde, tendo feito parte do corpo de mestres artesãos deste Centro durante trinta anos ao longo dos quais formou uma nova geração de artesãos e desenvolveu paralelamente uma carreira ao nível das artes plásticas.

ARTE

João Carlos Silva

João Carlos Silva (nasc. 1956) nasceu em São Tomé, onde vive. Frequentou a Faculdade de Direito de Coimbra, foi jornalista e participou em várias exposições coletivas de artes plásticas em S. Tomé e no estrangeiro e é o diretor da Bienal de Arte e Cultura de S. Tomé e Príncipe.

arte

Filipa Venâncio

Filipa Venâncio nasceu no Funchal em 1965, onde vive. É licenciada em Artes Plásticas/Pintura pelo Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira, em 1991. Expõe regularmente desde 1987, tendo participado em várias exposições, coletivas e individuais. 

arte

António Dantas

O artista madeirense António Dantas (Funchal,1954-) foi um dos dinamizadores do movimento de Poesia Experimental Portuguesa, tendo criado com António Aragão a revista Filigrama. No campo da eletrografia e da vídeo arte, a sua obra caracteriza-se manipulação e distorção de imagens – acompanhadas por vezes por linguagem verbal – e pela sua dessemantização poética atravessada pela ironia.

arte

Nuno Prazeres​

Nuno Prazeres é um jovem artista, natural de São Tomé e Príncipe e residente, atualmente, na Ilha de Santiago, Cabo Verde, onde realizou, recentemente, duas exposições individuais: “Um outro olhar sobre a Arte Vs Transcendência”, na Livraria Nho Eugénio, 2017, e “Interculturalidade contemporânea”, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, 2018, ambos na Cidade da Praia

arte

Olavo Amado

Artista são-tomense. Iniciou a sua formação artística na galeria Teia d´Arte,  fundada pelo artista plástico João Carlos Silva, onde frequentou workshops de pintura e desenho com o artistas senegalês Seiny Gadiaga e o brasileiro Jefferson Paz, entre 2002 e 2004

arte

René Tavares

René Tavares é um artista são-tomense, formado na Escola de Belas Artes de Dakar, Senegal. Tem exposto em vários locais como São Tomé, Amsterdão, Luanda, entre outros, e participado em bienais como a Bienal de Dak’art ou a Bienal Internacional de Arte e Cultura de São Tomé e Príncipe.

arte

Rui Melo

Rui Melo é um artista açoriano, residente na Ilha Terceira. Tem realizado regularmente exposições em Portugal e no estrangeiro. A vivência numa ilha vulcânica fê-lo ter uma consciência aguda do precário equilíbrio da existência humana face às forças da natureza.

arte

Maria José Cavaco

Nesta entrevista, Maria José Cavaco partilha as suas reflexões sobre o seu trabalho Rotas de todos os dias, 2010, apresentado na exposição itinerante Horizontes insulares, e Dear Painter, 2011.

arte

Irineu Destourelles

Esta entrevista procura refletir sobre a imagem na obra de Irineu Destourelles e o modo como esta pode constituir uma estratégia crítica ao regime de distribuição do poder vigente.

arte

Bento Oliveira

Neste entrevista, o artista fala-nos sobre a descoberta do seu percurso artístico, os poemas e os sons que o acompanham nessa viagem, a colaboração com artesãos, a atividade como escritor, as incursões pontuais na área do design e a sua ingressão não-ortodoxa na área da tapeçaria cabo-verdiana, em 2018, por ocasião da URDI, Feira do Artesanato e do Design de Cabo Verde.

arte / artesanato / design

Irlando Ferreira

Nesta entrevista, Irlando Ferreira reflete sobre a missão do CNAD, realçando a sua importância para a criação de um imaginário simbólico constitutivo da identidade cabo-verdiana, o qual encarna nas figuras dos seus fundadores.

Powered by