Vídeo-Entrevistas

DESIGN - ARTE

Geane Castro

Nesta entrevista, Geane fala-nos sobre o seu percurso artístico, a sua aprendizagem com o professor de arte senegalês Seni Gadiaga e sobre a sua estadia em Portugal, durante uma Residência Artística, pelo período de seis meses, na Escola Superior de Educação em Santarém, à qual se seguiu outra na Holanda que culminou com uma exposição.

DESIGN

Fátima Almeida​

A estilista Fátima Almeida fala-nos da sua paixão pela costura desde a infância e do modo como surgiu a ideia de recuperar o tradicional panú di téra.

DESIGN

Eneias Rodrigues

Eneias Rodrigues reflete sobre a sua experiência enquanto designer gráfico em Cabo Verde, sobre as vantagens e desvantagens de trabalhar no meio insular, e sobre a mútua colaboração existente entre os profissionais do meio.

DESIGN

Marta Morgado e Patrícia Anahory sobre a Born: África

Marta Morgado e Patrícia Anahory refletem sobre a associação Born-Africa, criada em 2013 e sobre a sua colaboração enquanto designers.

DESIGN

Marta Morgado e Patrícia Anahory sobre a Krobo Jewelery

Marta Morgado e Patrícia Anahory refletem sobre o projeto Krobo Jewulery, criado em 2012 e sobre a sua colaboração enquanto designers.

DESIGN

Demilson Sousa

Nesta entrevista, Demilson Sousa fala sobre o espaço “Rastafá Design” que criou desde 2015, sobre a sua atividade – a qual tem uma vertente mais experimental e outra mais utilitária – e sobre a importância de sensibilizar a comunidade para a reciclagem dos materiais designados como “lixo”.

DESIGN

Júlia Garcia

A entrevista passa-se na tipografia Micaelense. Os temas mais abordados são: de que modo o facto de exercer a atividade numa ilha influencia o trabalho, quer a nível dos motivos, quer da procura/oferta no mercado de trabalho; qual é o seu processo criativo, as suas fontes de inspiração; a opção estética de trabalhar numa tipografia e o modo como a designer tira partido desses métodos tipográficos artesanais no seu trabalho.

DESIGN

Nini Andrade

A designer conta-nos as suas fontes de inspiração; as pedras dos calhaus da Madeira que originaram as formas orgânicas do seu design, a irreverência do design de hotelaria de Philipp Stark, as estórias do lugar e a confiança nos seus sonhos.

DESIGN

Patrícia Pinto

Nesta entrevista, a estilista fala das suas fontes de inspiração; desde o artesanato e a cultura popular madeirenses, ao colorido da paisagem da ilha, à cultura cigana e à moda dos anos 40 e 50, tudo a pode inspirar.

DESIGN

Hugo Santos

Tendo tido formação em desenho técnico de bordados, procurou melhorar a empresa de bordados dos seus pais. Nesta entrevista, Hugo Santos oferece o seu testemunho enquanto designer de moda na Madeira.

DESIGN - ARTESANATO

Nelo Diogo

Nesta entrevista, no seu atelier/loja, em São Tomé, conta o processo de reciclagem e o modo como quase todas as partes da palmeira podem ser utilizadas nos seus trabalhos.

DESIGN

Paulo Freitas

Nesta entrevista, o designer reflete sobre a necessidade de valorizar o vime como material construtivo potenciando a sua aplicação na indústria e no turismo.

artesanato

Rosilda Furtado

No Centro de Artes e Ofícios de Trás di Munti (CAO), Rosilda Furtado conta-nos como iniciou a sua atividade como tecelã.

artesanato

Felisberto Manuel

Nesta entrevista conta-nos como aprendeu a técnica, mostrando-nos os diferentes tipos de madeira que utiliza e fala-nos também do modo como se processam as encomendas.

artesanato

Pascoalina Borges

A oleira Pascoalina, de 84 anos, conta o modo como aprendeu a olaria e como essa atividade era, na altura, muito importante na região: cada casa tinha uma oleira, no sábado fazia-se a queima, no chão, para vender as peças no domingo.

ARTESANATO

João Carroça

A entrevista teve lugar no atelier/loja do oleiro em Vila Franca. Os temas abordados são: a história e as características da olaria de Vila Franca; o modo como o oleiro aprendeu esse ofício; a importância da preservação desse saber tradicional na comunidade no passado e no presente contada através da sua história familiar; a sua situação actual enquanto oleiro de 89 anos e o modo como encara agora a sua actividade; quais os factores que contribuem actualmente para a extinção dessa actividade.

ARTESANATO

José António Nunes

No Parque Temático da Madeira, o artesão do Vime José António Nunes conta-nos como aprendeu esta atividade – que teve inicio com o mobiliário -, através do seu pai que, por sua vez, aprendeu com o seu avô. 

ARTESANATO

Carlos Jorge Rodrigues

Carlos Jorge Rodrigues, o único violeira da Madeira, fala da importância dos nomes dos instrumentos tradicionais madeirenses. Cada um tem o seu nome e a sua estória que Jorge Rodrigues nos conta: o rajão, a viola de arame e a braguinha – a versão madeirense do cavaquinho – conhecida no séc. XIX por machete, que viajou para o Havai onde veio a dar origem ao Ukelele, tendo-se tornado popular em todo o mundo.

ARTESANATO

Maria Paixão

Nesta entrevista aborda-se a história e as técnicas de formas de artesanato típicas da ilha de S. Miguel através da vivência da artesã e do seu encontro com estas formas de artesanato.

ARTESANATO

Oficina “Só Sempre”

Nesta entrevista, os artesãos da oficina partilham a experiência do seu convívio diário.

ARTESANATO

Diezelde Mendes

Numa das ruelas do bairro popular do Riboque, São Tomé, Diezelde Mendes mostra a técnica que desenvolveu de reciclagem de alumínio, utilizando apenas meios rudimentares, como a terra e as mãos.

ARTESANATO

Udeire dos Ramos

Udeire dos Ramos, atual presidente da Cooperativa Uê Tela (“olho da terra” em santomense) criada no âmbito do apoio à produção de artesanato em São Tomé e Príncipe, fala-nos do nascimento do projeto que é um exemplo de uma iniciativa promovida com sucesso para o apoio ao artesanato

ARTE

César Schofield Cardoso

Nesta entrevista, César Schofield Cardoso fala-nos de um projeto ainda em processo, provisoriamente intitulado “Transe”. Através da metáfora da gastronomia, “Transe” utiliza uma linguagem poética para refletir criticamente sobre a ambiguidade em torno do mito do “negro” – exótico e, ao mesmo tempo, perigoso – no contexto específico da globalização e do turismo em Cabo Verde.

ARTE - ARTESANATO

Tivo Raul

Tivo Raul conta como iniciou a sua atividade de escultor/artesão, a sua aprendizagem com João Carlos Silva, mentor da Cacau – Casa das Artes, Criação, Ambiente e Utopias, e cofundador da Bienal de Arte e Cultura de São Tomé.

ARTE

Zémé

Zémé partilha as suas reflexões sobre o seu processo criativo, fala-nos da sua vivência em São Tomé e de um cavalo que existia na roça onde, em criança, ficou com a sua avô e que inspirou uma das suas obras, exposta, na altura da entrevista, no Centro Cultural Português, em São Tomé.

ARTE

Abraão Vicente

Abraão Vicente dialoga sobre o que é a arte e sobre a sua atividade como político, escritor e artista plástico, manifestando, também, as suas inquietações com a sociedade atual e com a transversal fratura entre a teoria e a prática.

ARTE

Tchalé Figueira

O artista plástico Tchalé Figueira fala sobre a sua visão humanista do mundo, sobre o mundo da arte e sobre a sua iconografia, a partir da série “Uma breve História colonial em África” e de duas exposições a decorrer na altura da entrevista.

ARTE

Sofia de Medeiros

A entrevista divide-se em duas partes embora por vezes se sobrepunham: a entrevista a Sofia de Medeiros enquanto diretora do Centro Regional de Artesanato dos Açores e a entrevista a Sofia de Medeiros enquanto artista plástica.

ARTE

Carla Cabral

Nesta entrevista, a artista fala-nos do seu processo criativo, atravessado pelo jogo da ocultação e desocultação, através do uso de máscaras, velaturas e transparências.

ARTE

Carlos Valente

Nesta entrevista, Carlos Valente reflete sobre o conceito de paisagem, tendo como ponto de partida o processo criativo da sua exposição “Realidade Não Aumentada”, 2016, Galeria dos Prazeres, Ilha da Madeira.

ARTE

Rabelarte

A partir de alguns exemplos, Fico descreve-nos algumas das estórias imaginadas nas suas pinturas: Um macaco músico e uma mulher, uma família que vai à pesca, dançarinos numa festa, um namoro, etc

ARTE

Comunidade dos Rabelados

Fico fala-nos da situação actual da comunidade dos Rabelados, dos seus costumes e do motivo de se terem revoltado contra as reformas introduzidas na liturgia da Igreja católica nos anos 40. Reflete sobre a influência da artista plástica Misá na sua formação em pintura e na abertura da comunidade ao exterior. 

ARTE

Adilson Castro

Nesta entrevista, Adilson Castro fala-nos do seu percurso artístico e da forma arquitetónica tradicional, a kubata, defendendo que esta deveria ser desenvolvida de modo a poder albergar mais pessoas em lugar de ser adotado um modelo estrangeiro que as transfere para casas feitas para viver noutros contextos.

ARTE

Dina Pimenta

Nesta entrevista, a artista fala-nos da sua exposição Linha, das ideias aos sentidos, realizada na Casa da Cultura de Santa Cruz, Ilha da Madeira, em 2017 e do coletivo artístico que formou, entre 2009 e 2014, com os artistas Martinho Mendes e Sílvio Cró, focando, em particular, Seiva Azul, 2011

ARTE

Duarte Encarnação

Desde muito cedo, o projeto como um fim em aberto e uma certa utopia futurista – na linha de Archigram ou do situacionista Constant – marcam a sua experimentação artística.

ARTE

Gonçalo Gouveia

Nesta entrevista, Gonçalo Gouveia indaga a condição insular, tomando como ponto de partida o ciclo de exposições Insulana, que realizou em 2004 – Tríptico do Milagre do Anjinho, Récita das Virtualhas, Breviário dos Insulanos e Cartilha dos Prodígios – e a exposição Balada do Arpoador, de 2018, nas quais aborda este tema através de uma exploração plástica pontuada pela ironia e a derrisão.

ARTE

Luísa Spínola

Nesta entrevista, Luísa Spínola reflete sobre alguns dos seus trabalhos com os quais participou na exposição Linha de Partida, que contestavam as hierarquias de género, e sobre a sua atividade artística mais recente, sobretudo dedicada ao desenho.

ARTE

Pau Pascual Galbis

Nesta entrevista, Pau Pascual Galbis, reflete sobre os temas que travessam o seu trabalho – como o onírico, o inquietante e a loucura – sobre a importância do som no seu trabalho e sobre o mito maia “i”kal, que tratou na curta-metragem Ik´pulan Vailchil (Sonho obscuro), 2014.

ARTE

Bárbara Gil

Nesta entrevista, a artista fala-nos da sua exploração de novos materiais, escalas e superfícies que funde com as influências mais clássicas da sua formação, procurando novas vias que escapem à rotina, e também do modo como a vivência insular se repercute nos seus trabalhos.

ARTE

Edilson Chong

Esta entrevista foi realizada no atelier de Edilson Chong que se divide em duas partes: no andar superior, o artista expõe as suas pinturas; o nível térreo serve de local de venda também de outros artigos.

Powered by