Entrevista a Hugo Santos

DESIGN

Tendo sido introduzida na Madeira pelos colonos desde o séc. XV, a tradição dos bordados só ganhou relevo a partir de meados do séc. XIX. Ao nível da introdução de técnicas, teve influência dos ingleses e dos alemães, como por exemplo, dos primeiros, entre outros, os pontos do bordado inglês e dos segundos, o desenho em papel vegetal e a máquina de picotar. Foi apenas em 1925 que a indústria dos bordados passou maioritariamente a ser gerida por empresas locais.
Segundo o estilista madeirense Hugo Santos, é nesta época que se consolida o bordado da Madeira. Atualmente, após a expansão do mercado asiático e as novas condições exigidas pela globalização, como refere Hugo Santos, a investigação em design é essencial para a evolução dos bordados. O estilista iniciou a sua atividade há cerca de 30 anos. Tendo tido formação em desenho técnico de bordados, procurou melhorar a empresa de bordados dos seus pais. Nesta entrevista, Hugo Santos oferece o seu testemunho enquanto designer de moda na Madeira.

Nesta entrevista, Demilson Sousa fala sobre o espaço “Rastafá Design” que criou desde 2015, sobre a sua atividade – a qual tem uma vertente mais experimental e outra mais utilitária – e sobre a importância de sensibilizar a comunidade para a reciclagem dos materiais designados como “lixo”.