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Ana Maria Garcia Nolasco da Silva

Nasceu em Lisboa em 1969.

Doutorada  e Mestra em Estética e Filosofia da Arte pela  Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e licenciada em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.Professora Adjunta Convidada no Instituto Politécnico de Lisboa, Departamento de Artes.

Os seus interesses na investigação focam-se nas sinergias criadas pelo cruzamento cultural entre África e Portugal, na área do design, da arte e do artesanato tendo delimitado a área de estudos às ilhas macaronésias lusófonas e às novas constelações criadas pelas migrações contemporâneas em Portugal continental.

Neste contexto, encontra-se a desenvolver um  projeto de pós-doutoramento na UNIDCOM/IADE, Universidade Europeia, Laureate Universities e no Centro de Estudos Comparatisas da Universidade de Lisboa intitulado “Inovação, arte e design: arquipélagos criativos emergentes; as  influências nos processos criativos contemporâneos entre os arquipélagos atlânticos lusófonos,  África e Portugal” com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Portugal for the Post-PhD através da bolsa com a referência SFRH/BPD/108392/2015.

Publicou vários ensaios sobre teoria da arte e design e tem participado regularmente em Conferências Internacionais na mesma área. Publicou vários ensaios sobre teoria da arte e tem participado regularmente em Conferências Internacionais na mesma área.

Recentes publicações:

2019 – ‘Social Art – ‘Echoes of Machim’ In Advances in Social and Occupational Ergonomics, editado por Richard Goosens e  Atsuo Murata, 24–28. .  Washington D.C., USA: Springer. DOI: 10.1007/978-3-030-20145-6_7

2019 – ‘A apropriação de formas de artesanato ligada à religiosidade popular na obra de Catarina Branco’. In Memória e identidade Insular, coordenado por Duarte Chaves, 175–190. S. Jorge, Açores: CHAM, Universidade dos Açores. ISBN: 978-989-20 9631-5

2019  Between the Lines: The Innovation of Embroidery and Lace Through Art and Design in the Azores, The Journal of Modern Craft, 1–15, DOI: 10.1080/17496772.2019.1620426

2019 – ‘Post-production: Archive and  memory in the work of
César  Schofield Cardoso’, Nka: Journal of Contemporary African Art,
44, 95–107, DOI: 10.1215/10757163-7547478

2019. ‘Islandscapes of the Azores and Madeira in the Art of Nuno
Henrique, Maria José Cavaco and Rui Melo, Maria José Cavaco e Rui Melo’, Shima 13:77-99.
https://shimajournal.org/issues/v13n1/08.-Nolasco-Shima-v13n1.pdf

2018. ‘Designing national identity through cloth: the pánu di téra  of
Cape Verde’, Island Studies Journal 13:9–24. doi.org/10.24043/isj.65

2018. ‘Imagem versus palavra: a arte no reverso do Código’. In Verba Volant? Oralidade, escrita e memória, coordenado por Ana Pinto, 615–632. Braga: Aletheia;

2017. ‘Artificial Paradises’. In Mónica de Miranda. Geography of
Affections. 2012-2016, editado por  Mónica de Miranda, 103–111, 2017. Lisboa: Mónica de Miranda.

2017. ‘Hand to Hand: Design for sustainable Living. In 9thSenses &
Sensibility`15 –Design Behind Borders, editado por Susana Gonzaga, Ana Nolasco e Emília Duarte, 191–198. Lisboa: IADE.