Entrevista a Udeire dos Ramos

Artesanato

Udeire dos Ramos, atual presidente da Cooperativa Uê Tela (“olho da terra” em santomense) criada no âmbito do apoio à produção de artesanato em São Tomé e Príncipe, fala-nos do nascimento do projeto que é um exemplo de uma iniciativa promovida com sucesso para o apoio ao artesanato, no sentido em que procurou colmatar uma lacuna nos artesãos, sobretudo ao nível das competências de design, de forma a criar uma diferenciação da marca. O projeto foi concebido pela direção do Instituto de Juventude, tendo tido o apoio do Brasil e da CPLP, para além do governo de STP. Foi realizado por uma equipa formada por designers e artesãos brasileiros e santomenses, tendo tido início em 2009 e finalizado a fase de preparação e instalação em 2013 – data de lançamento da coleção de roupas e outros produtos.
O projeto estruturou-se ao longo de três eixos: o primeiro, constituído pela formação de artesãos, especialmente nas áreas da carpintaria, papel, tingimento de papel, tecidos, escultura e costura. No âmbito desta formação, procurou-se aperfeiçoar a qualidade técnica e a criatividade de forma a criar produtos originais através do uso de produtos locais, como a casca da fruteira, da cedrela, de gôgô ou de carroceiro para o tingimento, ou da fibra de bananeira para fazer o papel. Procurou-se, também, incentivar o associativismo criando cinco associações que reuniam os artesãos de cada uma das áreas acima mencionadas – carpintaria, papel, tingimento de papel, tecidos, escultura e costura – as quais estão frequentemente relacionadas na própria realização dos produtos.
O segundo eixo focou-se na administração de conhecimentos complementares de comercialização, gestão, marketing e preservação ambiental. Compreendeu também a formação de instrutores locais nas técnicas desenvolvidas e de técnicos para a manutenção dos equipamentos adquiridos. Por fim, o terceiro eixo foi constituído pela realização de material de divulgação e promoção e na dinamização de atividades de marketing. A inspiração para a coleção proveio da paisagem envolvente – o azul do mar e o verde da floresta tropical, a arquitetura tradicional e as corres garridas das vestes das pessoas, as cores dos pássaros e frutos.