Entrevista a Bento Oliveira
ARTE
Bento Oliveira nasceu da Ilha de Santo Antão, Arquipélago de Cabo Verde. Depois de uma estadia na Amazónia, onde se licenciou em Educação Artística – Habilitação Artes Plásticas, Universidade Federal do Pará (Brasil) – regressou a Cabo Verde, onde exerce a sua atividade como artista plástico, sobretudo na área da escultura e da xilogravura.
O seu trabalho tem uma dimensão telúrica e poética ancorada na paisagem geográfica e cultural cabo-verdiana, em especial na sua terra natal, onde iniciou a exploração plástica da fibra de carrapate através da técnica do rolo de tabaco, a qual dá corpo a uma dimensão espiritual ligada à noção de “seiva seca”.
Neste entrevista, o artista fala-nos sobre a descoberta do seu percurso artístico, os poemas e os sons que o acompanham nessa viagem, a colaboração com artesãos, a atividade como escritor, as incursões pontuais na área do design e a sua ingressão não-ortodoxa na área da tapeçaria cabo-verdiana, em 2018, por ocasião da URDI, Feira do Artesanato e do Design de Cabo Verde.§