Entrevista a Rui Melo
ARTE
Rui Melo é um artista açoriano, residente na Ilha Terceira. Tem realizado regularmente exposições em Portugal e no estrangeiro. A vivência numa ilha vulcânica fê-lo ter uma consciência aguda do precário equilíbrio da existência humana face às forças da natureza. Esta precariedade reflete-se na sua obra pela importância dada à aleatoriedade do acaso como processo imanente da Natureza, pelo lado telúrico das manchas que se liquefazem, expandem e explodem, salpicando de azul – a cor predominante das suas pinturas por vezes pontuadas a vermelho – o suporte.
A utilização do viroccomo suporte e a exploração das nuances que este permite, deixando por vezes à vista as suas irregularidades, cria uma textura acentuadamente matérica, convocando uma perceção sinestésica que caracteriza a sua pintura.
Nesta entrevista, Rui Melo fala-nos do seu processo criativo, do modo como a sua vivência se reflete neste, focando, em particular, a série de pinturas Paisagens Transversais, 2017 e a sua relação com a tradição pictórica da paisagem.