Sim. Trabalho com as duas únicas irmãs que ainda sabem trabalhar essa técnica, a Amélia Melim e a Ótilia Melim.
A Maria Amélia é a mais velha, com 86 anos, a Otília – são duas irmãs – tem 74. Para além das duas irmãs existe um tia, com cerca de 81 anos que também ainda sabe trabalhar esta técnica. É um saber que fazia parte de uma atividade da família mas que, ao longo dos anos, se foi perdendo porque as gerações seguintes não tiveram interesse ou possibilidade de preservar esta arte, pois não havia procura.
Tanto a Maria Otília como a Maria Amélia aprenderam com os pais. Infelizmente, tirando estas duas irmãs e a tia, não há mais ninguém desta família que tenha aprendido esta arte. Daí a pertinência em querer preservar e dar continuidade a este trabalho. Acima de tudo, é a paixão que tenho e também considero que é algo que faz sentido preservar. Em termos comparativos, o bordado da madeira, a cestaria e este entrelaçado do palmito é o melhor do artesanato que temos nas ilhas da Madeira e está em extinção.
Se eu não conseguir que haja um interesse em dar continuidade a esta atividade, poderá vir a acabar. Eu acredito que não. Depende muito do trabalho que tenho vindo a desenvolver e dos contactos que estou a estabelecer. Uma vez que haja encomendas, existe a possibilidade de pagar a mão- de-obra e de dar formação a pessoas.
Se formos comparar com o que se faz em Marrocos, no Chile, são peças com muito volume e eu não tenho produção em volume, tenho em qualidade. Daí ser importante a valorização do produto em si. Eu noto que apenas quando as pessoas têm contacto com o produto nas mãos e testam a diferença entre os vários entrelaçados dos vários países é que percebem que realmente se trata de um produto diferente. Dando um exemplo concreto: recentemente estive no Algarve, em, Loulé, onde existe também um entrelaçado com outro tipo de palmeiras e, comparando com a textura do entrelaçamento dos dois produtos, a diferença é muito grande: aquela palha é mais tesa, mais dura e esta é uma palha mais molinha. Tem outro toque…